Sei lá e pans

horror

Como de costume, as votações para o Monsterdon nos levam muitas vezes a filmes extremamente obscuros. Qualquer dia vou propor um filme do Afonso Brazza ou do Zé do Caixão para esse pessoal.

Entretanto, não foi dessa vez ainda, e assistimos a um genérico monstro do pântano em “Bog” de 1979. Um filme de horror independente, com uma qualidade de VHS do inicio dos anos 80

Cartaz do filme

A premissa do filme é muito simples. Durante uma pescaria com dinamite(!) uma criatura da era glacial e despertada e passa a aterrorizar um lago. A partir daqui seguimos para o inevitável aviso de —–===SPOILERS===—- O filme começa a partir dessa premissa incrível, com o nosso indômito pescador sendo derrubado do barco, enquanto algo corre na floresta.

pescando com dinamite
Ah sim, nada como dinamitar o lago

Depois somos jogados para tomadas aéreas que parecem de arquivo mostrando pessoas se divertindo no lago, casas, etc, até nos focarmos numa velhíssima station wagon toda equipada cruzando as estradas cheia de mato para todo o lado, enquanto toca “Walk with me”.

Finalmente a canção e a as imagens acabam e somos introduzidos a dois casais de meia idade extremamente irritantes que saltam do carro e encontram o barco abandonado com dinamite. Os maridos “espertões” decidem tomar o carro e montam acampamento.

duas mulheres conversando
As esposas.

Obviamente, a partir daí começam os ataques de uma estranha criatura, que deixa suas vítimas completamente sem sangue e ataca especialmente mulheres. Logo a polícia entro ano caso e somos introduzidos ao que pode ser considerado o trio principal de protagonistas, o Xerife, Dr Brad que parece ser algo como um prefeito e sua esposa, a legista Ginny. Ao contrário do que ficaríamos acostumados, especialmente em filmes slashers dos anos 80 e 90, aqui não temos os famosos adolescentes transantes na floresta enquanto são caçados e mortos um a um. Não, se tem uma coisa que podemos dar o braço a torcer nesse filme é que não há etarismo. Não sei dizer se nessa época são pessoas pareciam mais velhas do que realmente eram, mas grande parte d elenco parece estar na casa ali dos 50 anos de idade. Amigos do diretor? Atores nessa idade eram mais baratos? Vai saber.

casal
“Droga Brad, eu sou legista, não atriz!”

Bom, o filme continua se desenrolando, com os viúvos das primeiras vítimas, os dois manés do inicio do filme exigindo que a polícia faça algo. O Xerife todo orgulhoso manda enviarem explosivo plástico para o lago e dá o caso como resolvido. Ledo engano, logo ele ouve tiros, e os dois manés são as mais novas vítimas, junto com um dos policiais. Enquanto isso, por alguma razão entramos num interlúdio romântico entre o nosso casal de protagonistas de meia idade, Dr Brad e Dra Ginny. Felizmente não precisamos vê-los chegar nas vias de fato

boston medical group “O Boston Medical Group pode ajuda-los”

No meio dessa toada, aparecem dois mergulhadores, amigos do Xerife que se propõe a mergulhar no lago para ver se encontram algo. Eles encontram uma coisa que parece ser um monte de bolhas feitas de garrafa pet com algumas algas, mas são rapidamente atacados pelo monstro e pela trilha sonora, com uma fanfarra bem genérica para esse tipo de filme.

Rapidamente, nosso par de cientistas descobrem que se tratam de ovos da criatura e resolvem chamar mais um amigo cientista para vir dar uma olhada. Enquanto isso a criatura invade o laboratório na calada da noite para recuperar seus “bebês”.

A poluição vai acabar com esse lago
Ovos da criatura? Poluição?

Bom, nosso audacioso casal de cientistas, com o apoio de populares enfurecidos desenvolve um plano para capturar a criatura espalhando um cheiro similar a sangue na floresta. Funciona, mas o Xerife resolve dar uma de caubói e acaba morto pela criatura. Uma estranha eremita que vivia perto do lago tenta alertar a criatura da armadilha, mas é morta pela polícia, num claro excesso de violência policial. Enfim, a criatura é capturada por conta de alguma substância química similar a espuma desenvolvida pelo nosso casal de gênios. Finalmente podemos ver alguma coisa da criatura, que é capturada com vida.

monstro espumado
Nosso monstro pantanoso, num belo banho de espuma

Com achegada de mais um cientista-piloto (afinal, chega de hidroavião) nosso grupo formula a louca teoria de que a criatura havia inoculado a eremita da floresta para, de alguma forma “compatibilizar fluídos corporais” (parece cantada barata) e se reproduzir. Infelizmente o filme só para quando a criatura morre! Eventualmente ela escapa e captura Ginny, possivelmente para arrumar uma nova esposa de monstrinhos.

ginni
“Qualé Ginny, venha conversar...”

Mas ela é salva pelos nossos não tão jovens cientistas quando era levada ao pântano pela criatura, que é morta quando um dos policiais choca sua viatura coma criatura e essa começa a pegar fogo. Aparentemente, monstros do pântano são altamente inflamáveis quando sofrem uma colisão.

Tudo resolvido, mas no fundo do lago restam os ovos da criatura, e somos provocados com um “the end?”. Felizmente, isso parece ficar só na provocação e não temos um “Bog 2' ou “O Retorno de Bog”

Pontos positivos

  • é um filme mais bem movimentado. O monstro ataca bastante.
  • Temos um filme inclusivo no sentido etário da coisa. No sentido racial temos um ator negro apenas e que morre rapidamente.
  • A criatura tem uma bela sonorização

Pontos negativos

  • A qualidade do filme em si é sofrível, não sei se pela qualidade da cópia que assisti ou se pelos equipamentos que filmaram.
  • as atuações (se é que podem ser classificadas assim) são sofríveis, junto com diálogos deprimentes

Serviço

Eu peguei uma cópia que “caiu do caminhão”, mas segundo o Just Watch pode ser assistido no Prime Vide.

Bog tem 14% no pipocômetro do Rotten Tomatoes

#monsterdon #opiniao #filme #bog #bog1979 #terror #horror #monstro #pantano

Ok, lesmas podem não ser a coisa mais fofa do mundo, longe disso. Até concordo que podem ser nojentas, como enormes catarrões de jardim ambulantes, mas nunca imaginei que fossem tema para filme de terror.

Obviamente eu estava errado! Baseado no livro de Shaun Hutson, Slugs – Muerte Viscosa, tenta nos convencer que numa pequena cidade no interior dos EUA, uma variedade mutante de lesma se desenvolve debaixo do lixão da cidade e se torna carnívora e sedenta de sangue. Daqui para frente podem haver —==SPOILERS==—

Cartaz do filme em espanhol

O filme começa complicado, apresentam logo 6 personagens que se encontram em um restaurante e fica dificil dizer quem é quem, pois todos são muito parecidos.

Felizmente, logo no inicio já temos o primeiro ataque das “temíveis” lesmas a um senhor solitário em sua casinha, que ao voltar de um passeio noturno com seu cachorro, a encontra repleta das pequenas lesmas que começam a mastigá-lo. Como seres tão pequenos e lentos podem ser tão mortais, não é mesmo?

Como em uma novela da globo, temos também o núcleo teen, que em nada influencia na história e não tem razão de ser, a não ser como vítimas para nossos viscosos antagonistas.

certamente highschoolers
Pode não parecer, mas esse é o núcleo teen da produção

Falando nos antagonistas, eu posso dizer que o casal Mike Brady, o inspetor de saúde e sua esposa Kim, a professora são os protagonistas dessa história. Após a misteriosa morte do velhinho que passeava com cachorro, Mike é chamado para participar da investigação junto com o Xerife, que aparentemente não o suporta e o leva só para encher o saco. Mike acha estranho tantas marcas de lesmas na casa.

Mike Brady
funcionário do mês: Mike Brady

Após mais algumas mortes misteriosas e uma explosão para a felicidade da equipe de efeitos práticos da produção, Mike é mordido por uma das lesmas enquanto sua esposa cuidava do jardim. Eles recolhem algumas lesmas e levam para o professor de ciências da escola. Eu achava que ele estava tentando fazer um sotaque britânico, mas ao olhar a ficha técnica descobri que ele é espanhol, então deve ser isso.

Bitey Bitey
é quase fofo.

O professor descobre, após uma das lesmas atacar e matar um dos seus porquinhos da índia que as lesmas estão infectadas com um esquistossomo que as transforma em carnívoros sedentos. Isso é uma péssima notícia para um personagem em algum outro lugar, que come uma salada preparada com lesmas. Acho que na américa, higienizar seus vegetais frescos na água com cloro não é um hábito. Por isso esse tipo de filme não rola no Brasil.

lesmas por toda a parte

Depois de mais algumas criativas mortes envolvendo adolescentes transantes (afinal, é um filme dos anos 80) e o infeliz que jantou uma lesma em sua salada sendo comido de dentro para fora, nosso “herói” Mike, departamento se saúde tenta convencer o prefeito e o Xerife, o que não resolve nada. Mas isso não é problema para nosso destemido funcionário público! Ele se junta ao chefe do departamento de esgotos (imagina a burocracia se eles fossem fazer isso do jeito certo) e com a ajuda do professor de ciências da escola, pretendem aplicar uma explosiva formula química com lítio que queima ao contato com a água para matar todas as lesmas em seu habitat nos esgotos. Eu achava que a gente matava lesmas com sal, mas aparentemente, a brava equipe dos efeitos especiais ainda tinha muito querosene e primacord sobrando.

sobre o poço das lesmas

Após ficarem presos no esgoto cercado de lesmas, Mike perde o amigo Don do departamento de esgoto que cai no... esgoto cheio de lesmas. Mais uma vez o trabalho mata o trabalhador. Enfim, Mike resolve fazer um parkour para escapar das lesmas e encher os esgotos da formula química do professor aloprado, explodindo tampas de esgoto por todo o filme, para a alegria da equipe pirotécnica.

Infelizmente desta vez não somos agraciados com um final súbito, como é comum nestes filmes, mas temos Mike abraçado em sua amada caminhando pela rua cheia de carros de polícia, bombeiros e fogo saindo do esgoto. Porque ela abraçaria o marido ainda com a roupa de esgoto após enfrentar lesmas carnívoras está além da minha compreensão.

E como não pode deixar de ser, no final ainda vemos uma pequena lesma sobrevivente de toda a destruição, pronta para procriar e dar chance para uma sequência “O retorno das lesmas carnívoras”

Pontos fortes

  • Bons efeitos especiais;
  • Realmente transforma aquela meleca comum que é a lesma em algo a ser temido (mas não tanto) ;

Pontos Fracos

  • o núcleo adolescente é completamente inútil;
  • Personagens demais são apresentados logo no inicio. É dificil acompanhar quem é quem;
  • Formula quimica? Porque não jogaram sal nas lesmas?

Serviço

  • Slugs – Muerte viscosa tem 29% no tomatômetro e 39% no pipocômetro no Rotten Tomatoes
  • Disponível legendado no youtube

#monsterdon #lesmas #slugs #terror #horror #filme

Penteados e demônios

ah, os anos 80. Crianças sem supervisão, penteados esquisitos, roupas com cores berrantes e sintetizadores por toda parte. Guerra fria e linhas bem determinadas entre mocinhos e bandidos (ou a gente achava isso, que inocentes!)

Enfim, no #monsterdon dessa semana, no melhor estilo Sessão da tarde essa “galerinha do barulho vai aprontar altas confusões abrindo as portas do inferno”. Estamos falando de “O Portão” (The Gate), de 1987.

É um daqueles filmes de horror bem típico dos anos 80 como “A Coisa” ou “A Hora do espanto”. Apesar de ser um filme de terror com algum gore não parece ter sido feito mirando um público muito adulto (censura 13 anos nos EUA), pois o filme não contem nenhuma cena com conteúdo mais “sexual” como normalmente ocorre em filmes como a série “Sexta-Feira 13”.

poster do filme

Inclusive, algumas cenas e a tipografia do filme parecem ter sido, junto com o resto dos anos 80 uma inspiração para a série Stranger Things.

Aviso, daqui para frente podem haver —==SPOILERS==—

O filme se passa em um típico subúrbio americano da época. Após um pesadelo, Glen, nosso protagonista vê que a árvore em seu quintal com uma casinha foi derrubada e operários estão removendo o que sobrou. A partir daí somos apresentados ao que vai completar o trio de protagonistas, a irmã mais velha Al e o amigo meio biruta (pra ficar nos anos 80), Terry.

Investigando o buraco, Glen e Terry acham algum geodos que eles acham que podem render uma boa grana. Ao abrir o maior deles, coisas estranhas começam a acontecer. Infestação de insetos, barulhos estranhos, coisas quebrando sozinhas, penteados estranhos, pesadelos com pessoas mortas, animais domésticos mortos, todo o tipo de perturbação.

Quem vai ficar com Mary
Quem vai ficar com Mary?

Felizmente, Terry, o amigo “doidinho” do protagonista principal descobre, graças a um album de uma banda de heavy metal que ele estava ouvindo que eles abriram um portal para o inferno, e que agora precisam fecha-lo. Aparentemente bandas de heavy metal e demônios andam de mãos dadas para esse pessoal a muito tempo. Felizmente o encarte do album é bem completo, e inclui as instruções do ritual para banir os demônios. A má notícia é que os demônios sabem disso, e mandam e queimam o álbum. Parece que pastores neopentecostais e demônios tem mais em comum quando se trata de heavy metal do que poderiamos supor!

A partir daí as crianças são atacadas por pequenos demônios que variam entre truques de perspectiva com pessoas fantasiadas a stop motion de pequenos demônios. Em questão de efeitos práticos, esse filme está bem servido. Temos vários truques de câmera e outras soluções bem criativas para uma época anterior aos efeitos digitais que são admiráveis, em especial para um filme relativamente modesto como esse.

mini-demonios são tão fofos

Felizmente, como boa família cristã que são, as crianças acham uma bíblia e lendo alguns salmos, aparentemente salvam o dia dos mini-demônios, que são quase fofos dada a sua altura diminuta.

Tudo parece resolvido então, mas ainda faltam 20 minutos de filme, então vamos ao caos de verdade. A irmã e o amigo de Glen são capturados por zumbis que saem da parede e o grande rei dos demônios, que parece uma versão em grande escala de uma das minhocas alienígenas de MIB aparece em um grande buraco do piso da sala, sacudindo nosso protagonista de um lado para o outro, até larga-lo, desinteressado. Tudo bem que o moleque não é um grande ator, mas isso é insultante vindo de uma grande minhoca de stop motion. Enfim, Glen se lembra de que o ritual falava alguma coisa sobre o poder do amor, e explode a minhoca-demônio com um foquete de brinquedo cheio de pólvora de verdade e seu real amor pela irmã e pelo amigo, e tudo volta a ficar bem, com exceção da casa arrasada.

Queria ver como os pais vão explicar essa para o seguro, visto que o sobrenatural normalmente não é coberto por essas apólices, a não ser que você inclua a cláusula armageddon.

satisfação
Demônios expulsos e casa destruída. Rolem os créditos!

Enfim, o filme é divertido. A versão que eu peguei tem uma dublagem horrorosa, então se puder, procure uma versão legendada. Não é um filme difícil de se encontrar pelas interwebs por aí

Pontos fortes

  • Bons efeitos práticos, dadas as limitações da época e de orçamento;
  • Um roteiro relativamente consciso na minha opinião;
  • Tudo grita anos 80 na sua cara;

Pontos fracos

  • Os poucos efeitos digitais tipo bluescreen/greenscreen são bem ruins;
  • Tudo realmente grita anos 80 na sua cara;

Serviço

O Portão tem 36% no tomatômetro e 45% no pipocômetro no Rotten Tomatoes

VFX Artists react iniciando com trechos de efeitos especiais do filme

O Portão dublado e completo no youtube

#monsterdon #thegate #1980s #terror #horror #demons #movies #filmes