Sei lá e pans

lesmas

Ok, lesmas podem não ser a coisa mais fofa do mundo, longe disso. Até concordo que podem ser nojentas, como enormes catarrões de jardim ambulantes, mas nunca imaginei que fossem tema para filme de terror.

Obviamente eu estava errado! Baseado no livro de Shaun Hutson, Slugs – Muerte Viscosa, tenta nos convencer que numa pequena cidade no interior dos EUA, uma variedade mutante de lesma se desenvolve debaixo do lixão da cidade e se torna carnívora e sedenta de sangue. Daqui para frente podem haver —==SPOILERS==—

Cartaz do filme em espanhol

O filme começa complicado, apresentam logo 6 personagens que se encontram em um restaurante e fica dificil dizer quem é quem, pois todos são muito parecidos.

Felizmente, logo no inicio já temos o primeiro ataque das “temíveis” lesmas a um senhor solitário em sua casinha, que ao voltar de um passeio noturno com seu cachorro, a encontra repleta das pequenas lesmas que começam a mastigá-lo. Como seres tão pequenos e lentos podem ser tão mortais, não é mesmo?

Como em uma novela da globo, temos também o núcleo teen, que em nada influencia na história e não tem razão de ser, a não ser como vítimas para nossos viscosos antagonistas.

certamente highschoolers
Pode não parecer, mas esse é o núcleo teen da produção

Falando nos antagonistas, eu posso dizer que o casal Mike Brady, o inspetor de saúde e sua esposa Kim, a professora são os protagonistas dessa história. Após a misteriosa morte do velhinho que passeava com cachorro, Mike é chamado para participar da investigação junto com o Xerife, que aparentemente não o suporta e o leva só para encher o saco. Mike acha estranho tantas marcas de lesmas na casa.

Mike Brady
funcionário do mês: Mike Brady

Após mais algumas mortes misteriosas e uma explosão para a felicidade da equipe de efeitos práticos da produção, Mike é mordido por uma das lesmas enquanto sua esposa cuidava do jardim. Eles recolhem algumas lesmas e levam para o professor de ciências da escola. Eu achava que ele estava tentando fazer um sotaque britânico, mas ao olhar a ficha técnica descobri que ele é espanhol, então deve ser isso.

Bitey Bitey
é quase fofo.

O professor descobre, após uma das lesmas atacar e matar um dos seus porquinhos da índia que as lesmas estão infectadas com um esquistossomo que as transforma em carnívoros sedentos. Isso é uma péssima notícia para um personagem em algum outro lugar, que come uma salada preparada com lesmas. Acho que na américa, higienizar seus vegetais frescos na água com cloro não é um hábito. Por isso esse tipo de filme não rola no Brasil.

lesmas por toda a parte

Depois de mais algumas criativas mortes envolvendo adolescentes transantes (afinal, é um filme dos anos 80) e o infeliz que jantou uma lesma em sua salada sendo comido de dentro para fora, nosso “herói” Mike, departamento se saúde tenta convencer o prefeito e o Xerife, o que não resolve nada. Mas isso não é problema para nosso destemido funcionário público! Ele se junta ao chefe do departamento de esgotos (imagina a burocracia se eles fossem fazer isso do jeito certo) e com a ajuda do professor de ciências da escola, pretendem aplicar uma explosiva formula química com lítio que queima ao contato com a água para matar todas as lesmas em seu habitat nos esgotos. Eu achava que a gente matava lesmas com sal, mas aparentemente, a brava equipe dos efeitos especiais ainda tinha muito querosene e primacord sobrando.

sobre o poço das lesmas

Após ficarem presos no esgoto cercado de lesmas, Mike perde o amigo Don do departamento de esgoto que cai no... esgoto cheio de lesmas. Mais uma vez o trabalho mata o trabalhador. Enfim, Mike resolve fazer um parkour para escapar das lesmas e encher os esgotos da formula química do professor aloprado, explodindo tampas de esgoto por todo o filme, para a alegria da equipe pirotécnica.

Infelizmente desta vez não somos agraciados com um final súbito, como é comum nestes filmes, mas temos Mike abraçado em sua amada caminhando pela rua cheia de carros de polícia, bombeiros e fogo saindo do esgoto. Porque ela abraçaria o marido ainda com a roupa de esgoto após enfrentar lesmas carnívoras está além da minha compreensão.

E como não pode deixar de ser, no final ainda vemos uma pequena lesma sobrevivente de toda a destruição, pronta para procriar e dar chance para uma sequência “O retorno das lesmas carnívoras”

Pontos fortes

  • Bons efeitos especiais;
  • Realmente transforma aquela meleca comum que é a lesma em algo a ser temido (mas não tanto) ;

Pontos Fracos

  • o núcleo adolescente é completamente inútil;
  • Personagens demais são apresentados logo no inicio. É dificil acompanhar quem é quem;
  • Formula quimica? Porque não jogaram sal nas lesmas?

Serviço

  • Slugs – Muerte viscosa tem 29% no tomatômetro e 39% no pipocômetro no Rotten Tomatoes
  • Disponível legendado no youtube

#monsterdon #lesmas #slugs #terror #horror #filme