O alien com máscara de papel machê
Mais uma vez o #monsterdon foi invadido por uma produção independente. Dessa vez temos um filme que alega que a terra receberá o visitante mais esquisito que já viu. A julgar pelo cartaz do filme, há pouco espaço para discussão.
Bem, vamos ao costumeiro aviso de SPOILERS Em O Homem do Planeta X (the Man From Planet X) de 1954, uma simpática e enevoada vila em uma ilha escocesa é o local onde o Professor Elliot e sua filha Enid instalaram um telescópio para acompanhar a passagem de um planeta errante pela terra. Porque instalar um telescópio em uma ilha constantemente enevoada? Bem, deve ser pra dar um clima de suspense e não para conseguir uma bela visão do céu.
Um ótimo local para se observar o céu.
Junto com o professor e sua filha há o Dr Mears, que aparentemente já teve problemas com a justiça, conforme conta o nosso protagonista, John Lawrence, um jornalista americano que chega a ilha a convite do professor e sua filha.
Talvez tenha sido por conta da versão colorizada que assisti, mas esse é realmente um filme econômico! Dava pra ver claramente que a maioria dos cenários externos eram telas pintadas, quase como uma apresentação de teatro.
Pelo menos neste filme temos uma participação feminina um pouco mais ativa, pelo menos na primeira metade do filme. Claro, ainda há a típica “donzela em perigo”, mas pelo menos não é tão clichê quanto costuma ser em filmes dessa época.
Enfim, logo temos a chegada de uma temível astronave. Só que ela não é temível, é a té razoavelmente pequena, parecendo um sorvete na casquinha que caiu no chão
Não foi um pouso macio
Logo somos apresentados a verdadeira estrela do filme, só que como a nave, ela não é tão aterrorizante quanto imaginávamos. De fato, parece uma máscara de papel machê dentro de um grande capacete em forma de bolha transparente. Ah, nada como efeitos práticos
Vá embora!
Ao se encontrar com o alienígena, Enid corre de volta a torre, castelo, enfim a morada deles entre as brumas para contar ao pai o que viu. Logo O Professor e Jack retornam ao local, para serem rendidos por um alienígena que aparentemente não sabe regular seu cilindro de ar e logo desmaia. Mas com a ajuda de Jack e o Professor ele se recupera e logo via de bom grado a masmorra (hein?) da torre, onde o professor e Dr Mears tentam estabelecer contato com a criatura.
enfim, não vou me ater aos detalhes, mas Dr Mears tenta roubar os segredos da tecnologia da criatura, mas ela foge e sequestra Enid e outros do vilarejo. Por alguma razão, nesse meio tempo o carro de Enid fica rosa, talvez ela tenha ganhado da Marykey.
Com todos sendo sequestrados e hipnotizados, Jack, coma ajuda do delegado local passam uma mensagem pedindo ajuda para enfrentar o alienígena. Logo chega a Scotland Yard e os milicos, e dão um prazo para que Jack tente resgata-los antes de destruir a nave. Jack consegue se aproximar o bastante para pegar informações com um hipnotizado Dr. Mears de que a criatura veio do planeta X para estabelecer o primeiro passo para uma invasão. Jack resgata todo mundo, mas Mears corda de seu transe e tenta voltar a espaçonave antes dessa ser destruída pela bazuca do milicos. No final das contas o tal planeta X passa pela terra sem maior perigo e o filme termina por ai. Não é um grande filme, mas é divertido e se você estiver de bom humor, pode render boas risadas.
Pontos positivos
- o Filme é relativamente curto, só 70 minutos
- uma personagem feminina razoavelmente ativa durante o filme
Pontos negativos
- um alienígena que é basicamente uma máscara de papel machê
- Por que observar o céu num lugar enevoado?
- o carro da protagonistas ter sido um prêmio da Marykey
Serviço
The Man from Planet X está disponível no Internet Archive e tem 100% no tomatômetro (vai entender) e 39% no pipocômetro do Rotten Tomatoes
#monsterdon #themanfromplanetx #terror #horror #filme #opiniao #review