Sei lá e pans

FOSS

Ano passado adquiri um Motorola G84 em substituição ao triste falecimento do meu samsung note10. Foi uma compra de oportunidade, com um belo desconto na operadora. É um bom aparelho, já com suporte a 5G e outros recursos bem razoáveis.

Como um usuário do LineageOS, uma versão do sistema android sem os penduricalhos de software do google,. do fabricante e da operadora, fiquei muito tentado a instala-lo também nesse telefone. Infelizmente, a época não havia uma versão para esse aparelho em particular. Então, ligeiramente contrariado, mas feliz por não arriscar um aparelho recém adquirido, fiz um debloat (ou seja, desinstalei ou desabilitei quase tudo o que não queria). Não vou explicar esse procedimento aqui, mas caso te interesse, procure esse projeto

Durante um ano usei o celular dessa forma, E resolveu, ainda que não fosse completamente satisfatório, eu queria estar mais livre, tanto quanto possível, das bigtechs.

Há cerca de uns 4 meses atrás, meu aparelho entrou na lista de oficialmente suportados pelo LineageOS. fiquei enrolando um tempo, até que finalmente tomei coragem e parti para a instalação. O primeiro passo foi criar uma conta na Motorola para fazer o desbloqueio do bootloader. Pois é, apesar do aparelho ser seu, você precisa da anuência do fabricante para fazer este desbloqueio. É para sua segurança, eles dizem, mas é conversa. É mais um obstáculo para ver se você desiste. Ah sim, e com o desbloqueio você abre mão da garantia. Essa foi uma das razões para eu ter aguardado um ano.

Desbloqueio do bootloader

É necessário criar uma conta junto a Motorola para obter o código de desbloqueio. Recomendo fazer esse passo antecipadamente, pois pode levar até 7 dias para autorizarem o desbloqueio. Aproveite esse tempo para fazer o backup do aparelho, pois o desbloqueio vai apagar tudo. É importante lembar que, após desbloqueado sempre aparecerá um aviso quando o celular for ligado informando do desbloqueio do bootloader. Se você pensa em revender o aparelho para alguém que não quer usar lineage, é bom ter isso em mente. consulte o site da motorola para maiores informações.

Para todos esses passos, desde o desbloqueio até a instalaçãodo LineageOS, é bom ativar o modo de desenvolvedor, da seguinte forma:

  • Primeiro, vá até as Configurações do seu celular.

  • Depois, procure por “Sobre o telefone” ou “Sistema” e toque em “Sobre o telefone”.

  • Nessa tela, encontre a opção “Número da versão”.

  • Agora, toque repetidamente, umas sete vezes, no “Número da versão” até aparecer uma mensagem dizendo que você agora é um desenvolvedor.

  • Feito isso, o modo desenvolvedor já está ativo!

Para habilitar o acesso do ADB, você volta para as Configurações, entra em “Sistema” (ou um menu parecido, dependendo do aparelho) e depois em “Opções do desenvolvedor”. Dentro desse novo menu, procure a opção “Depuração USB” e ative-a. É só confirmar na mensagem que aparecer, e pronto! O ADB já consegue se comunicar com seu celular.

Feito o desbloqueio seguindo o passo a passo do site da motorola e do lineage, a coisa flui muito tranquila. Basta ler as orientações com atenção e executar os passos.

Instalação do Lineage

O manual de instalação da LineageOS para o meu G84 (codinome bangkk) é bem direto, mas exige atenção. O primeiro passo é ter as ferramentas certas à mão.

Adb e Fastboot

Antes de qualquer coisa, a gente precisa de duas ferramentas essenciais: o adb e o fastboot. Eles são a ponte entre o seu PC e o celular. O adb (Android Debug Bridge) nos permite fazer comandos no aparelho enquanto ele está ligado no modo normal ou em modo de recuperação, e o fastboot é o cara que conversa com o bootloader para instalar arquivos essenciais.

Funciona de forma parecida no Windows ou Linux:

No Windows: Abra o “prompt de comando” ou “terminal”. Se ao conectar o aparelho, o comando fastboot devices não retornar nada, você provavelmente precisa de drivers específicos.

No Linux: Abra o terminal. Caso a saída de fastboot devices retorne a mensagem no permissions, é provável que você precise rodar o comando como root, ou seja, com privilégios de administrador. É bom também checar o cabo USB, pois ele pode ser o problema.

Com o celular conectado, abra o terminal e use este comando para reiniciar o aparelho no modo bootloader:

adb -d reboot bootloader

Depois de desbloquear, o manual pede para re-habilitar a “depuração USB” para que os próximos comandos funcionem.

A instalação definitiva Com o bootloader desbloqueado e o aparelho no modo certo, agora é sério! O manual do LineageOS que eu usei exige que a gente instale alguns arquivos de imagem antes de mais nada.

Primeiro, baixe os arquivos de imagem (dtbo.img e vendor_boot.img), além da Lineage Recovery oficial, que é um arquivo boot.img. O manual avisa para usar essa Recovery e não outra, para evitar problemas na instalação.

Agora, no terminal, é hora de usar o fastboot para instalar essas partições. É só usar os comandos que o manual sugere:

fastboot flash dtbo dtbo.img

fastboot flash vendorboot vendorboot.img

Em seguida, a gente instala a recovery, que é a parte mais importante para o próximo passo.

fastboot flash boot boot.img

Depois de instalar a recovery, o manual me instruiu a reiniciar o aparelho nela e fazer a “formatação de dados” para limpar tudo. Essa é uma etapa crítica para que a ROM funcione corretamente.

Finalmente, com o aparelho pronto, é hora de fazer o sideload do arquivo da LineageOS. É só selecionar “Apply from ADB” na tela do aparelho e usar o comando no computador:

adb -d sideload /caminho/para/o/arquivo.zip

Se você for instalar o microG logo depois, o manual recomenda não reiniciar o aparelho. É só usar o mesmo comando de sideload para o pacote do microG. É normal, nesse momento, aparecer um aviso de “Verificação de assinatura falhou”, mas é só dar “Sim” e prosseguir, já que os add-ons não vêm com a assinatura oficial do Lineage.

Experiência com o LineageOS

Primeiro, experimentei o LineageOS puro. Foi como ter um celular novo, de novo! com um conjunto básico de aplicativos, logo acessei a pagina do F-Droid, que funciona como uma loja alternativa com aplicativos FOSS (Software Livre e de código aberto) para o android. É necessário dar autorização para o navegador instalar o f-droid (recomendo remover, depois) e depois, para o próprio F-Droid. Os softwares disponíveis no repositório básico do fdroid atendem a muita coisa, mas para deixa-lo ainda melhor, você pode adicionar alguns repositórios de terceiros. Evite sair adicionando tudo que ver por aí, melhor se ater ao que pode ser considerado confiável. Eu adicionei o IzzyOnDroid, um repositório de aplicações fornecidas diretamente pelos repositórios dos desenvolvedores dos aplicativos e o do Bitwarden, que uso como cofre de senhas.

Com a instalação do AuroraStore, uma loja que permite fazer a instalação de softwares que estão na google play, tudo parecia fluir bem, até bem demais.

Com quase tudo funcionando...

Claro, logo fui atingido por uma pedrada, Os apps de banco que uso instalavam, mas não funcionavam direito. Um nem abria, outro abria, mas não conseguia fazer o reconhecimento facial. Lambendo minhas feridas, mas não disposto a largar o Lineage, resolvi testar o LineageOS for microG. Já havia usado esse projeto anteriormente e ele tinha resolvido meus problemas. Essa versão do Lineage vem com o microG, que substitui a parte proprietária do android que o google impõe, permitindo que os aplicativos que precisem de serviços do google, como saber que o celular é confiável e registrado possam funcionar. Além do mais, essa versão já vem com o F-Droid instalado.

Felizmente, com essa versão, todos os meus problemas “bancários” foram resolvidos. Até testei instalar o microG a parte com o lineage puro, mas nunca consegui passar em todas as verificações. Agora, posso dizer que tirando os apps bancários, netflix, uma coisinha ou outra e o inescapável whatsapp, meu celular roda FOSS de cima abaixo. Prevejo que salvo alguma queda fatal, poderei usa-lo com tranquilidade por uns bons anos dessa forma!

Ressalvas

Apesar disso, sempre valem alguns avisos. Não uso o app do Gov.br no meu celular. Sei que ele tem algumas questões com aparelhos desbloqueados, então se você utiliza duplo fator de autenticação com sua conta gov.br convém desativar (nem sei se é possivel) isso antes de prosseguir, ou ter usa conta configurada em um celular reserva.

Outros aplicativos também podem ter questões quando a falta da play store oficial ou ao safetynet. Eu mesmo notei logo antes de fazer essa postagme que meu netflix não funcionava mais, mas bastou fazer alguns ajustes dentro das configurações do microG de ativar o “registro do dispositivo no Google” e ativar o “SafetyNet do Google” que passou a funcionar. Claro, isso deve ter uma diminuição na minha privacidade que o sistema proporciona, mas a vida é isso, a gente abre mão de algumas coisas pela comodidade de outras.

#LineageOS #microG #FOSS