Vingadorez*

Hoje foi um dia atípico. Eu tive um ponto facultativo no trabalho, mas as crianças tiveram aula normalmente. A caminho da academia, depois de deixar nossa pequena gangue ~na penitenciaria~ na escola, eu e a esposa pensamos “Porra, em vez de ir direto a academia, vamos dar uma esticada no cinema?”

Confesso que já tem um tempo que não me animo muito a ir ao cinema. Isso é estranho. Antes das responsabilidades da vida adulta e de filhos, costumávamos ser ratos de cinema, a ponto de, mais de uma vez ali no início dos anos 2000 conseguirmos “zerar o cinema”, ou seja, assistir tudo que havia para ser assistido. O fato de ambos termos carteirinha de estudante ajudava muito, claro (mais sobre isso um pouco mais a frente). Findo esta pequena digressão, voltemos ao assunto: ataque de oportunidade no cinema.

Não tínhamos muitas opções, fomos ao cinema mais próximo que havia (um cinemark) para ver o que estivesse para começar. Por estar por fora do circuito, sequer sabíamos bem o que estava em cartaz, afinal ultimamente só acompanhamos programações mais infantis e era um feito estarem presentes somente os adultos da família. Após um rápido e pouco animado debate, resolvemos arriscar para assistir “Thunderbolts*”

Poster de Thunderbolts

Não estava lá muito animado com o que viria a seguir. Já havia algum tempo que fomos vencidos pela quantidade indecente de produções marvel que foram soltas, entre cinema, séries e o escambau. As ultimas coisas que tínhamos acompanhado havia sido a primeira temporada de Loki, e depois de por duas vezes tentar assistir o filme do “Dr Estranho no multiverso da loucura”. Eu já havia desistido de acompanhar o MCU, dada a avalanche de material que a Disney soltava em todo tipo possível de mídia.

Enfim, depois de um árdua busca por um café para viagem (qualé a do cinemark? Se vendessem isso na lojinha iam faturar horrores), segundo minha esposa, a única forma de ela não dormir durante o filme E de uma frenética busca por um desconto (eu é que não ia pagar 52 REAIS em cada ingresso de cinema!) adentramos depois de muito tempo como um casal em um filme. Ah sim, dada a lentidão para fazerem um café coado (quase 10 minutos) perdemos os trailers e alguns minutos do inicio, mas nada que, aparentemente, fosse crucial.

Quanto ao filme em si, não pretendo revelar os temidos —==SPOILERS==—. Posso dizer que foi uma agradável surpresa. O Fato de não ter acompanhando os últimos passos do MCU não atrapalhou muito a experiência do filme, salvo relembrar a história de um ou outro personagem. Comparado a um filme dos Vingadores, devo dizer que a história um pouco menos gloriosa, já que é um filme de anti-heróis foi bem agradável, apesar de que a junção dos personagens não me pareceu tão crível, mas estamos falando de um universo de heróis, então é salutar uma boa dose de suspensão de descrença. Na minha opinião é um filme em que o humor, que parece um pouco excessivo, quase forçado do inicio vai sendo bem ajustado ao longo do filme. A própria origem do nome Thunderbolts* é uma piada, mas uma bem sacada, na minha opinião. O grupo de anti-heróis que beirava uma segunda-divisão do MCU funcionou bem e as coisas escalaram de maneira divertida.

Na reta final o filme se torna um pouco mais sério, até talvez um pouco forçado na “auto-ajuda”, com o enfrentamento de nossas sombras interiores, alguns podem dizer. Pra mim, não afetou. Na verdade, até me mostrou que estou certo em continuar na terapia, e que, com grandes poderes também devem vir uma penca de traumas.

No fim das contas, foi um ótimo programa. O filme é divertido, e embora não seja obrigatório que você tenha assistido a TUDO o que o MCU lançou nessa ultima fase,imagino que ajude. Mas, se você, como eu, já está meio cansado do constante hype, de tudo ser um gigantesco universo contando uma grande história em que tudo está ligado, ainda assim, é possível curtir o filme quase como uma obra em si mesmo, claro, se não se importar de ficar de fora a meia dúzia de piadas e referências (isso na minha mais humilde opinião de orelha)

Pontos Fortes

Pontos Fracos

Trailer do Thunderbolts* no youtube